A Coragem de Uma Mãe

Marie-Laure Picat

A luta de uma mãe que, condenada a uma morte anunciada, tenta encontrar uma família de acolhimento que possa receber e proteger os seus quatro filhos. A sua história e personalidade transtornaram a França. Como viver o fim da vida, quando não se atingiu ainda os 40 anos e...
COMPRAR 15,65€ P.V.P:
CARACTERISTICAS GERAIS:
  • n° PAGS:200
  • ISBN:978-989-657-042-2
  • DIMENSÃO:15,5 x 23,5 cm
EXCERTO do 1? CAPÍTULO:

Meus bebés…

Sei que detestam que vos trate assim… Quase que consigo vê-los de rosto crispado, aquele que antecederia o tom exasperado com que me responderiam:

Mããããe! Pára de nos chamar isso, já não somos bebés!

O pior é que, quando lerem este livro, estarão mais crescidos do que hoje. Tu, Julie, terás doze anos, e talvez pretendas mergulhar nele de imediato, sem hesitações. Mas vocês, Thibault, Matthieu e Margot, irão esperar, sem dúvida, ainda alguns anos antes de o abrir. Em que idade o farão? Aos doze, treze, catorze anos? E então? Mesmo quando tiverem dezoito anos, continuarão a ser os meus bebés. Há coisas que nunca mudarão. Mesmo depois de morta, continuarei a ser a vossa mamã até ao fim das vossas vidas. Eu sei, não será fácil, porque, em breve, terei sobre mim sete palmos de terra. Os médicos foram peremptórios: resta-me um mês de vida, dois na melhor das hipóteses. Não é assim tão mau: em final de Outubro, quando tomei conhecimento de que estava condenada, os mais optimistas não acreditavam que resistiria tanto tempo. Finalmente, consegui dificultar a vida a este maldito «colangiocarcinoma intra-hepático»: o próprio nome é assustador. Não é estranho que mal o consiga pronunciar. Ao que parece, o meu caso é raro: segundo Karim, o meu médico preferido, este tipo de cancro afecta, sobretudo, os homens a partir dos sessenta anos. Para cúmulo dos azares, veio bater à minha porta.

Isso significa que não vos verei crescer. É estranho, mas não consigo, de todo, antever aquilo em que se tornarão daqui a alguns anos. Quanto a ti, Julie, já com onze anos, lerás ainda as tuas revistas de mexericos, quando beijares os teus primeiros namoradinhos? Thibault e Matthieu, com a turbulência própria dos vossos nove e cinco anos, aproveitarão ainda a mínima ocasião para guerrear um com o outro? E tu, minha pequena Margot, com os teus lindos caracóis louros… ainda nem sequer dois anos fizeste, mas irá certamente chegar a altura em que deixarás de responder «não» a tudo, batendo o pé, em que deixarás de passar o tempo de braços estendidos, na esperança de receber carinho da primeira pessoa que apareça! Certo é que, dentro de um, dois, três ou sete anos, estarão ainda a viver em Puiseaux, no Loiret.

Description image
SOBRE o AUTOR:

Marie-Laure Picat

Marie-Laure Picat morreu em 2008, vítima de cancro, depois de uma dura luta contra o sistema social francês pela integração dos seus 4 filhos numa única família de adopção. VISITAR PAGINA SOBRE O(a) AUTOR(a)

SE GOSTOU DESTE LIVRO, NÃO PODE DEIXAR DE LER:

COMENTAR

 

ENVIAR a um AMIGO!

Recomendar o livro "A Coragem de Uma Mãe"

Preencha correctamente todos os campos do formulário abaixo.

Obrigado pela sua recomendação!

A sua mensagem foi enviada com sucesso.